sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tempo de Quaresma

Oração da CFE 2010




Oração:

Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da conivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho. Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.
Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida.
Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Aprenda e cante com a Comunidade o Hino da Campanha da Fraternidade 2010

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Romaria da Terra também é Cultura veja:

33ª Romaria da Terra em Santa Maria dia 16/02




Com o tema “Quilombos: Terra, Trabalho e Inclusão”, a 33ª edição da Romaria da Terra, que será realizada no dia 16 de fevereiro de 2010, no Parque Medianeira, em Santa Maria (RS), foi lançada oficialmente no último dia 27 de outubro de 2009. A cerimônia de lançamento apresentou o cartaz, oração e o informativo “Voz da Terra”, que será a ferramenta de comunicação em preparação à romaria.
A Romaria da Terra está integrada às comemorações do centenário da Diocese de Santa Maria e “festejar o jubileu, acolhendo esta expressão de fé é uma ação profética na caminhada da Igreja, pois sempre esteve ao lado dos pequenos e dos perseguidos quando eles sofrem ações de criminalização, como as ocorridas nos dias atuais”, enfatiza o informe de setembro da romaria.
De acordo com Raoni da Rosa, acadêmico de Estudos Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, o diálogo e a reflexão sobre a cultura quilombola merece atenção, cuidado e respeito. “Para os quilombolas há três pilares da cultura: ligação com a terra, como comunitário/parentesco como coletivo e a religião”, destacou o estudioso.
A Romaria da Terra é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 3, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Diocese de Santa Maria.
Fonte: Informativo da Igreja do RS