terça-feira, 2 de junho de 2009

Início dos Festejos do Padroeiro da Rede de Comunidades

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A Rede de comunidades do Sagrado Coração de Jesus no bairro Harmonia está em festa desde dia 08 de maio, quando tiveram inicio as comemorações em homenagem ao Padroeiro. A programação se iniciou com a gincana catequética, integrando crianças (catequizandos), pais, serviços, pastorais, movimentos e comunidade. A novena começa dia 19 e segue até 27 de junho, com celebração eucarística sempre às 19 horas. Temas como “a formação do discípulo” irá refletir sobre a caminhada das comunidades do Sagrado Coração de Jesus durante a novena.
A missa solene em honra ao Padroeiro será celebrada no domingo, 28 de junho, e terá inicio às 10 horas. Logo após a missa, ao meio-dia, será servido o tradicional almoço festivo. Jogos populares, barracas, danças e shows musicais também fazem parte da programação da festa, que se estende até o final da tarde com baile.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus brota de raízes bíblicas, explicitou-se mais amplamente na idade média, propagou-se com acentos variados através das pregações de são João Eudes e mais tarde pelas revelações recebidas pela Santa Margarida Maria Alacoque, tormando-se, finalmente assumida e oficializada pela Igreja universal com a instituição de uma celebração eucarística própria e a adoção do Apostolado da Oração.
Esta forma e corrente de espiritualidade surgiu e encontrou universal difusão em toda a Igreja Católica, com veneração e culto do Coração do Filho de Deus, imagem e símbolo da fonte e principio interior de todas as suas vivências, de todas as suas ações e particularmente de todo o seu amor humano e divino. O Sagrado Coração de Jesus tornou-se para a espiritualidade cristã o lugar, o espaço sagrado, humano e divino de encontro mais intimo com Deus. Vida centrada em Cristo; vida cristocentrica de intima união e comunhão com Cristo e de seguimento conformativo com Ele. Seguimento que se comunica pela conexão e vinculação com o dinamismo do próprio amor de Deus, revelado em Jesus Cristo, de experiência espiritual de como somos por Ele amados e de ensinamento supremo de como amar.
A igreja do Sagrado Coração de Jesus fica na rua Marechal Malett, 112, Bairro Harmonia, Canoas. Outras informações poderão ser obtidas pelo fone: 3472.2883. Ou na secretaria da Igreja.
Delci Ferreira Neto
Coordenador do Conselho Pastoral das Comunidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário