quarta-feira, 24 de junho de 2009

Novena do Sagrado Coração de Jesus reúne centenas de pessosas para a oração e reflexão.



Apesar da chuva e do frio, a novena do Padroeiro vem reunindo muitas pessoas desde o primeiro dia. Com o desempenho de todos os serviços e pastorais da comunidade, vem havendo um espaço propício para a oração e o encontro com o Coração de Jesus. A Novena acontecerá até o Sábado sempre as 19hs. Também no sábado as 16hs, acontecerá mais uma carreata pelas ruas do Bairro com a imagem do Padroeiro, todos estão convidados a participarem. No domingo, a grande festa, A missa festiva será as 10hs e o almoço ao meio-dia. A tarde terá jogos, domingueira animada por ADRIANO MENDES. Traga a sua família e venha festejar conosco!!


Viva o Sagrado Coração de Jesus !!!!!!!!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

terça-feira, 2 de junho de 2009

Mística do mês: "Sinta o Amor do Sagrado Coração de Jesus por voçê!"

Início dos Festejos do Padroeiro da Rede de Comunidades

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A Rede de comunidades do Sagrado Coração de Jesus no bairro Harmonia está em festa desde dia 08 de maio, quando tiveram inicio as comemorações em homenagem ao Padroeiro. A programação se iniciou com a gincana catequética, integrando crianças (catequizandos), pais, serviços, pastorais, movimentos e comunidade. A novena começa dia 19 e segue até 27 de junho, com celebração eucarística sempre às 19 horas. Temas como “a formação do discípulo” irá refletir sobre a caminhada das comunidades do Sagrado Coração de Jesus durante a novena.
A missa solene em honra ao Padroeiro será celebrada no domingo, 28 de junho, e terá inicio às 10 horas. Logo após a missa, ao meio-dia, será servido o tradicional almoço festivo. Jogos populares, barracas, danças e shows musicais também fazem parte da programação da festa, que se estende até o final da tarde com baile.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus brota de raízes bíblicas, explicitou-se mais amplamente na idade média, propagou-se com acentos variados através das pregações de são João Eudes e mais tarde pelas revelações recebidas pela Santa Margarida Maria Alacoque, tormando-se, finalmente assumida e oficializada pela Igreja universal com a instituição de uma celebração eucarística própria e a adoção do Apostolado da Oração.
Esta forma e corrente de espiritualidade surgiu e encontrou universal difusão em toda a Igreja Católica, com veneração e culto do Coração do Filho de Deus, imagem e símbolo da fonte e principio interior de todas as suas vivências, de todas as suas ações e particularmente de todo o seu amor humano e divino. O Sagrado Coração de Jesus tornou-se para a espiritualidade cristã o lugar, o espaço sagrado, humano e divino de encontro mais intimo com Deus. Vida centrada em Cristo; vida cristocentrica de intima união e comunhão com Cristo e de seguimento conformativo com Ele. Seguimento que se comunica pela conexão e vinculação com o dinamismo do próprio amor de Deus, revelado em Jesus Cristo, de experiência espiritual de como somos por Ele amados e de ensinamento supremo de como amar.
A igreja do Sagrado Coração de Jesus fica na rua Marechal Malett, 112, Bairro Harmonia, Canoas. Outras informações poderão ser obtidas pelo fone: 3472.2883. Ou na secretaria da Igreja.
Delci Ferreira Neto
Coordenador do Conselho Pastoral das Comunidades

12° Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEB'S)

“O GRITO QUE VEM DA AMAZÔNIA”

Entre os dias 21 e 25 de julho, na cidade de Porto Velho, em Rondônia, acontecerá o 12º Intereclesial Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Iniciado em 1975 (e acontecem a cada quatro anos), os Intereclesiais mostram a caminhada das CEBs e cada encontro apresenta um tema diferente relacionado a vida do povo. Neste ano o encontro vai abordar “CEBs, Ecologia e Missão” e o lema: “Do Ventre da Terra o Grito que vem da Amazônia”. O encontro tem como objetivo principal trabalhar mais a questão da ecologia.
O Intereclesial quer mostrar que é possível viver em comunhão com o meio ambiente sem prejudicá-lo. É de fundamental importância o encontro acontecer na Amazônia, pois a região vive uma realidade de devastação e desigualdade social que precisa ser mudada.
O encontro reunirá cerca de três mil representantes de todo o Brasil, América Latina e Caribe. Nosso Vicariato de Canoas vai enviar oito delegados para participar do encontro: Maria Odete, Eva da Silveira e Ivo Fiorotti de Canoas; Maria Aparecida Bothona, Ana Alice e Elenice de Esteio; Marcelo Soares e Maria Elena, ambos de Sapucaia do Sul. Esperamos que a vivência deste encontro, através dos representantes das áreas pastorais do Vicariato, venha fortalecer e animar ainda mais a nossa caminhada de fé e de vida. Que, “O Grito que Vem da Amazônia” possa ecoar junto ao grito de igualdade social, de justiça e de paz, de ecologia que vem das nossas comunidades.

Delci Ferreira Neto

Mutirão Latino Americano de Comunicação

’Mutirão será momento de reflexão sobre a comunicação e a solidariedade na América Latina’

“Gostaríamos que a mídia narrasse menos violência e divulgasse mais notícias positivas para fazer realmente desta pátria um grande continente de esperança”, a afirmação é de Dom Dadeus Grings, arcebispo de Porto Alegre e presidente do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, que acontece em julho, na PUCRS.
Em conversa com a equipe do site Muiticom, o arcebispo afirmou que atualmente “a mídia destaca a narrativa da destruição”, mas que ele gostaria, por exemplo, que as primeiras páginas dos jornais destacassem as notícias mais positivas e que as referentes à violência fossem menores. “Este é o sentido do evento que estamos preparando, através de um espaço que busca estreitar os laços de fraternidade entre as pessoas, nos construir como um povo unido pela comunicação e vivendo uma cultura de solidariedade”, lembra Dom Dadeus.
O Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe será realizado de 12 a 17 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS, na capital gaúcha, e vai reunir profissionais, agentes de pastorais de diversas religiões, estudantes, mestres e sociedade em geral. Especialistas internacionais estarão debatendo sobre os processos de comunicação e a cultura solidária relacionados a aspectos da economia, política, cultura e novas tecnologias. Uma prévia do evento será realizada, na Unisinos, de 09 a 11, tratando da educomunicação com profissionais e estudantes, no Refresher.
O presidente do Mutirão convocou os comunicadores e a sociedade a participar do evento que “irá fomentar o intercâmbio de idéias, incentivar tudo aquilo que possa nos unir como cristãos, e nos aproximar como irmãos e irmãs, onde todos em torno de uma mesa, formemos um mesmo povo e uma grande fraternidade, uma nova linhagem de filhos de Deus, sem discriminações e todos unidos na mesma fé e nos mesmos sentimentos”, observou. Conforme o arcebispo o Mutirão de Comunicação está criando uma grande expectativa em toda América Latina e o Caribe. Para ele momentos como a V Conferência de Aparecida, em que o Papa Bento XVI , chamou de "a grande pátria", unida através da fé e sentimentos latino-americanos podem se concretizar no Mutirão através da comunicação. “Esta é a hora de nos unirmos e realizarmos algo muito especial, que ficará marcado para todos que se preocupam com o futuro”, conclui.


Serviço

Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe
De 12 a 17 de julho de 2009
Local: PUCRS – Porto Alegre – RS – Brasil
Av. Ipiranga, 6681
Informações pelo site – www.muticom.org
Contatos - 55 - 51- 3391-2434
Coordenação de Imprensa – Paulo Ricardo Tomasini
55 51 -9258-2662 - imprensa@muticom.org