quinta-feira, 19 de novembro de 2009

"Você está se prepando o Natal do Senhor?"

Advento, Natal... e nós?
Entrando no tempo do Advento, destacamos duas características: a inicial, a de uma preparação para o Natal, quando se comemora a primeira vinda de Jesus Cristo; a outra, a da lembrança de que, através do Nascimento Dele, devemos voltar nossas atenções para a Sua Segunda Vinda, no fim dos tempos. Cremos nisto? Se não, nem adianta prosseguirmos nesta leitura. Bem, com quem de nós essa fé houver, vamos em frente! Então o Advento aparece como um chamado tempo forte para a nossa conversão. Um tempo, que devemos aproveitar, para darmos ao Natal o seu verdadeiro sentido. E qual é o verdadeiro sentido do Natal? Exatamente, no plano vertical, recebermos entre nós, o Cristo que nasce, e no plano horizontal, estendermos a fraternidade aos irmãos, acolhendo, através daqueles mais necessitados, o próprio Jesus. Isso não significa que no Natal, os presentes sejam abolidos, nem que deixemos de lembrar os entes queridos. O que não pode ser esquecido, nem ficar em segundo plano, é o sentido cristão do Natal. Continua nascendo o Grande Aniversariante, há 2.000 Anos, Jesus Cristo, Salvador. Com Ele, sobram-nos motivos para levantarmos a cabeça, sem medo de nada nem de ninguém. "Animai-vos e levantai a cabeça" como nos exorta São Lucas. Antes, o Profeta Isaías pregava: Abri um caminho para o Senhor, na solidão". Reflitamos, ainda que ligeiramente, sobre solidão, deserto, afastamento de Deus e dos irmãos: tudo isto acontece, pelo egoísmo, pela ambição, pelo orgulho, pelo desamor, em uma sociedade consumista e competitiva, que sobrepõe o ter ao ser. Nestes campos áridos é que deve ser aberto o caminho ao Senhor, para que nos conduza à solidariedade, ao desapego, à humildade e ao amor. Da salvação que o Cristo nos trouxe, nós somos os agentes, no presente momento da história, porque sabemos cumpridas as promessas do passado, embora nosso compromisso se projete para o futuro, até aquele que será o dia definitivo. Agora mesmo a salvação deve ser realizada no nosso dia a dia, como parte da missão que recebemos para a Evangelização. E pela evangelização estamos levando e sendo levados para a salvação que buscamos, Salvação em Jesus Cristo, nossa esperança. Assim poderemos responder melhor ao que Cristo de nós espera neste Advento e no Natal. Quem leu até ao final, se já não estava, ficou agora, entre "nós", em relação à pergunta no título deste artigo.

Luiz Flávio M. de Andrade Santos-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário